top of page

 

        O Simpósio de Ecologia Teórica surgiu da necessidade de gerar de momentos em que o conhecimento ecológico produzido no país pudesse ser discutido, a ponto de chegar ao consenso sobre quais avanços teóricos tenham ocorrido Brasil. Nesse sentido, a Universidade Federal de Minas Gerais realizou, em 2004, o I Simpósio de Ecologia Teórica, com o intuito de nortear o progresso dos ecólogos brasileiros na elaboração de novas teorias, de propiciar uma reflexão crítica sobre as contribuições teóricas dos últimos anos e de dar início à discussão de uma identidade para a ecologia brasileira. Dois anos depois, em 2006, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promoveu o II Simpósio de Ecologia Teórica, em comemoração aos seus 15 anos de criação e ao relançamento do periódico Oecologia Brasiliensis (atualmente Oecologia Australis), reforçando sua proposta inicial de publicação de sínteses e revisões sobre avanços ecológicos no Brasil. 

Devido à grande repercussão dos dois eventos anteriores na Academia e ao avanço da Ecologia teórica no Brasil, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal do Ceará julgou oportuno promover o III Simpósio de Ecologia Teórica, no Campus do Pici, em Fortaleza, Ceará, em 2011. Com uma rica programação científica e palestrantes brasileiros renomados no Brasil e exterior, o III SET reuniu estudantes de graduação e pós-graduação vindos de todo o Brasil, de diversas áreas do conhecimento, como, ecologia,  biologia, agronomia e ciências florestais. Tratou, na ocasião, de temas como: avanços teóricos notáveis na ecologia, abordagens teóricas sobre estudos de populações e comunidades, redes complexas e redes de dispersão de sementes, e funcionamento de ecossistemas perante mudanças climáticas.



Se no inicio a Ecologia se desenvolveu alicerçada nos pilares de população, comunidade e ecossistema, os presentes trabalhos têm promovido desenvolvimento de novas linhas de pesquisa. Tais linhas têm seguindo em direção  às fronteiras interdisciplinares, como a ecologia de paisagem, a macroecologia, a ecologia química e a biologia da conservação. Portanto, o IV Simpósio de Ecologia Teórica visará incentivar a participação dos estudantes de graduação e pós-graduação da área de Ecologia e afins.

Histórico do SET

IV Simpósio de Ecologia Teórica



 

       Por ocasião do III SET, ficou definido que o IV SET seria organizado com apoio do programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução, da Universidade Federal de Goiás. O IV Simpósio de Ecologia Teórica tem por objetivos facilitar a síntese dos avanços teóricos produzidos em ecologia e a divulgação desses avanços entre pesquisadores, gestores e estudantes envolvidos com questões ecológicas tanto teóricas quanto aplicadas. Em suas três edições, realizadas desde 2004, o simpósio consolidou-se nacionalmente como fórum de discussão envolvendo pesquisadores renomados nas mais diversas áreas da Ecologia, estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e representantes de organizações não-governamentais. 

bottom of page